terça-feira, 2 de março de 2010

Aspectos Geográficos

DADOS INFORMATIVOS


Data Emancipação - 16 de junho de 1962
Padroeira - Nossa Sr. do Patrocínio
Festa da Padroeira -15 de agosto
Distância da Capital - 477 km
Área - 722 km2
População - 24.436
Eleitorado - 14.189
Região - 21 de Irecê
CEP: 44.890-000


Flora - A cobertura vegetal de Canarana apresenta aspecto bastante peculiar e ocorre de modo descontínuo sobre os afloramentos rochosos, formando comunidades xerófitas de porte baixo, com folhas providas de recursos morfofisiológicos para reduzir a perda de água. Nas áreas mais secas do sertão baiano, predominam os vegetais típicos da Caatinga, como o mandacaru, o umbuzeiro e as palmeiras do Licuri. Como não poderia ser diferente, a vegetação do Município de Canarana apresenta uma vasta diversidade. É constituída pela Caatinga arbórea aberta sem palmeiras formada por barriguda, xiquexique, mandacarus, imburana, mane ventura, mocambo, quebra facão, umbuzeiros, são João, etc.

Fauna - Embora ainda não tenham sido feitos levantamentos sistemáticos da fauna do município, sabe-se da notável diversidade de espécies nele existente. Os primeiros desbravadores da região encontraram uma riqueza representativa de animais silvestres. Entretanto, com o passar dos tempos, as espécies maiores como a capivaras, jaguatiricas e o tatus desapareceram pela ação de caçadores.

Clima - O clima é um dos principais fatores condicionantes à fauna e a flora de uma região e no caso específico da Chapada Diamantina, com sua diversidade de altitudes e relevo, a ocorrência de microclimas é um fator a ser considerado. De modo geral, o clima local é caracterizado como tropical semi-árido, com verão chuvoso, que provocam repentino aumento do volume do rio. muito seco onde predomina duas estações: a seca e a chuvosa.

Relevo - Formado por planaltos montanhosos com desdobramentos de intensidade variada, sobressaindo-se alguns morros residuais.

Hidrografia - Denominado Rio Jacaré, o Rio Vereda Romão Gramacho nasce no município de Barra do Mendes originário da confluência dos rios Milagres e Marrão e deságua no Rio São Francisco no Lago de Sobradinho no município de Santo Sé. Em seu percurso, o Rio Vereda passa ordenadamente pelos municípios de Barro Alto, Ibipeba, Ibititá, Canarana, Lapão, América Dourada, Cafarnaum, Morro do Chapéu, João Dourado, São Gabriel e Jussara. Seu leito no município de Canarana tem extensão aproximada de 42 km e em toda extensão existem barragens particulares e as principais vias de acesso a localidades ribeirinhas. Generoso, o rio fornece alimenta e economia.

Economia - Na Agricultura (44º produtor baiano de feijão e o 7º em mamona). Conforme registro da JUCEB, possui 368 estabelecimentos comerciais, 123ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro dispõe de 70 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (kwh/hab): 84,25 - 181º no ranking dos municípios baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário